Vacinação contra a pólio é prorrogada até 30 de novembro

Também foi prorrogada a campanha de multivacinação para atualização da caderneta.

As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação foram novamente prorrogadas pela Secretaria Estadual de Saúde e vão até dia 30 de novembro em Rio Claro. A meta de vacinação ainda não foi atingida no município e é importante que os pais levem as crianças e adolescentes para receberem a dose da vacina.

A vacinação é realizada nas unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde do município, com exceção das unidades do Jardim Novo, Jardim Brasília, Santa Elisa e Vila Cristina. 

Levantamento divulgado na quinta-feira (12) pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, aponta que desde o início da campanha de vacinação, em 5 de outubro, foram vacinadas contra a poliomielite em Rio Claro 5.695 crianças de 1 ano a menores de 5 anos, o que corresponde a 63,92% do público alvo.

Na campanha de multivacinação, que atualiza a carteira de vacinação de crianças de 0 a 14 anos, 4.864 crianças e adolescentes compareceram às unidades de saúde, sendo que 2.911 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal.

A vacina contra a pólio é direcionada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos, desde que já tenham recebido até o dia 4 de outubro as três doses da Vacina Inativa Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.

Já a campanha de multivacinação tem como objetivo a atualização da carteira de vacinas de pessoas de zero a menores de 15 anos. Basta levar a criança ou adolescente a uma das unidades de saúde apresentando a carteira de vacinação e as doses em atraso serão aplicadas. No total são oferecidos 14 tipos de vacinas: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite 1, 2 e 3, Pneumo 10v, meningocócica C, Pneumo 23v, febre amarela, tríplice viral, varicela, dT/dupla adulto, dTpa, HPV e meningocócica ACWY.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes para serem vacinados e destaca que a vacinação é fundamental para prevenir doenças e que a caderneta deve ser mantida atualizada. A lista com endereços, horário e telefones das demais unidades de saúde de Rio Claro está no site http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *