Daae explica cálculo em faturas feito conforme determinação da Ares-PCJ

De abril a outubro, autarquia deixou de fazer a leitura dos hidrômetros em imóveis não padronizados, cobrando apenas a média do consumo. Com o retorno das leituras, em alguns casos, o consumo está maior do que a média que estava sendo cobrada.

Com o objetivo de resguardar a saúde tanto dos leituristas como a dos consumidores como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus, de abril a outubro desse ano o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, seguindo determinação da resolução nº 345 da Agência Reguladora Ares-PCJ, deixou de fazer a leitura dos hidrômetros em imóveis não padronizados, ou seja, naqueles que, para serem realizadas as leituras, é necessário entrar nos imóveis.

Desse modo, também seguindo a resolução da Ares-PCJ datada do dia 23 de março de 2020, o Daae cobrou, nesses meses, apenas a média do consumo, o que em alguns casos, foi menor do que o consumo real, dando a falsa impressão de que o consumidor estava economizando tanto no consumo, quanto na fatura. Com o retorno das leituras, em alguns casos, o consumo está maior do que a média que estava sendo cobrada.

O Daae ressalta que nos casos em que foram faturados o consumo menor, os usuários terão a diferença de consumo debitada em conta, onde o número mínimo de parcelas deverá ser igual ao número de meses em que o faturamento foi efetuado pela média.

Nos casos em que foram faturados o consumo maior, terão a diferença de consumo creditada em conta, onde o número mínimo de parcelas deverá ser igual ao número de meses em que o faturamento foi efetuado pela média. E nos casos em que houve grande acúmulo de consumo, o Daae está comunicando o usuário e realizando agendamento para atendimento.

Nesses casos, o Daae orienta que o único meio para resolver qualquer problema relacionado com as faturas e/ou negociar o número de parcelas a debitar, é procurando a autarquia, através da sua Central de Atendimento, pelo número 0800-505-5200, que atende chamadas de telefones fixos e celulares 24 horas, todos os dias da semana.

“Esses procedimentos adotados pelo Daae também estão seguindo determinações da Ares-PCJ”, ressalta o superintendente da autarquia, Paulo Roberto Bortolotti.

Todos os atendimentos estão sendo feitos somente por agendamento. Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda à sexta, das 9 às 15 horas e foi adotado para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

As leituras voltaram a ser feitas quando Rio Claro passou, em outubro, para a fase verde da flexibilização da quarentena relativa à pandemia.

O Daae ressalta que o serviço está sendo feito obedecendo todas as medidas de prevenção e os protocolos sanitários, que continuam extremamente importantes e devem ser seguidos e respeitados por toda a população, como o uso de máscara, higienizar frequentemente as mãos com sabonete ou álcool em gel, manter o distanciamento social e sempre que possível, ficar em casa.

Daae faz reparo emergencial em adutora próximo ao reservatório da Avenida 40

Serviço deve ser concluído até o final da manhã desta segunda-feira (23), e abastecimento normalizado à tarde. Uso responsável da água se faz necessário nesse período.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo na manhã dessa segunda-feira (23), reparo emergencial em rede de abastecimento de 200 milímetros que se rompeu na Avenida Perimetral, na Avenida 40, com a Rua 12, no bairro BNH, próximo ao reservatório de água.

Para realizar o serviço, foi necessário interditar o trânsito na via, no sentido centro-bairro. A orientação é para que o munícipe redobre a atenção e os cuidados e evite transitar nas proximidades, procurando rotas alternativas.

O Daae também chama a atenção dos condutores para observarem a via, principalmente em dias como hoje, sem chuva. Se o trecho estiver molhado ou com poças, é um indicativo de que pode ter havido rompimento de rede no local. Nesses casos, o munícipe não deve passar pelo trecho para evitar riscos de acidentes.

É importante notificar o Daae, através da Central de Atendimento, no telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares. Dessa forma, o Daae fica sabendo do ocorrido o quanto antes e envia imediatamente uma equipe para realizar o reparo.

Também foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Parque Universitário, Wenzel, BNH, Alto do Santana, Santana, Vila Elizabeth, Vila Olinda e outros bairros próximos.

A previsão para conclusão dos trabalhos é para até o final da manhã dessa segunda-feira (23) e o abastecimento nos bairros vai ser retomado gradativamente logo após o término do reparo na rede de abastecimento, durante o período da tarde.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água. A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente nos bairros, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, acaba ocasionando a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.–

Daae faz reparo emergencial em adutora próximo ao estádio Benitão

Abastecimento deve ser normalizado na tarde desta sexta-feira (20). Uso responsável da água na região se faz necessário no período.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo, desde o final da madrugada dessa sexta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, reparo emergencial em adutora de 250 milímetros que se rompeu na Rua 3, entre as avenidas 23 e 25, próximo ao estádio Benito Agnelo Castellano, no bairro Jardim Donangela.

A previsão inicial para conclusão dos trabalhos é para a manhã dessa sexta-feira (20) e o abastecimento nos bairros deve ser normalizado gradativamente até o final da tarde.

O serviço está sendo finalizado, mas para realizar o reparo emergencial, devido à alta pressão da água na rede que passa por essa adutora, foi necessário interromper temporariamente o abastecimento feito pela ETA 1, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Inocoop, Jd. Mirassol, Jd. Novo, Jd. Anhanguera, Jd. Kennedy, Jd. Donângela, Jd. Conduta, Jd. do Trevo, Jd. Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antônio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, Bairro Olímpico, Porto Fino e bairros próximos.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água. A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

A ETA 1 já foi religada e conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente nos bairros, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, acaba ocasionando a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

Daae terá plantão telefônico no feriado do Dia da Consciência Negra

No feriado da sexta-feira (20) e no final de semana, atendimento será feito por plantão telefônico 24 horas, pela linha 0800-505-5200, que atende telefones fixos e celulares.

O expediente no Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro terá alterações na sexta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra.

Assim como nos demais feriados e finais de semana, o Daae terá atendimento telefônico 24 horas para assuntos relacionados à distribuição de água, solicitação de serviços e agendamento de atendimento pelo telefone 0800-505-5200, que também atende chamadas via celular.

Os demais serviços, como reparos emergenciais, captação, tratamento e abastecimento de água seguem sendo realizados de maneira ininterrupta pela equipe do Daae, todos os dias da semana.

O atendimento presencial está sendo feito apenas mediante agendamento telefônico, também no número 0800-505-5200 e retorna na segunda-feira (23), às 9 horas. Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda à sexta, das 9 às 15 horas e foi adotado temporariamente para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

O acesso ao site do Daae, no endereço www.daaerioclaro.sp.gov.br, foi liberado neste período de pandemia sem a necessidade de cadastro. Por esse endereço eletrônico o consumidor pode providenciar a segunda via da conta e consultar débitos.

Daae terá plantão telefônico na sexta-feira e feriado de Finados

Nesses dois dias o atendimento será feito por plantão telefônico 24 horas, pela linha 0800-505-5200, que atende telefones fixos e celulares.

Em Rio Claro o ponto facultativo referente ao dia do funcionalismo público, celebrado em 28 de outubro, foi transferido para a próxima sexta-feira, dia 30. Além disso, a segunda-feira (2) será feriado nacional do Dia de Finados e por isso haverá alteração no atendimento da maioria dos serviços públicos municipais, que não terão expediente nessas duas datas. No caso do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) o telefone 0800-505-5200 ficará disponível 24 horas para assuntos relacionados à distribuição de água, solicitação de serviços e agendamento de atendimento. A linha atende chamadas por telefone fixo e por celular e também deve ser utilizada nos finais de semana.

Os demais serviços, como reparos emergenciais, captação, tratamento e abastecimento de água seguem sendo realizados de maneira ininterrupta pela equipe do Daae, todos os dias da semana.

O atendimento presencial está sendo feito apenas mediante agendamento telefônico, também no número 0800-505-5200 e retorna na terça-feira (3), às 9 horas. Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda à sexta, das 9 às 15 horas e foi adotado para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

O acesso ao site do Daae, no endereço www.daaerioclaro.sp.gov.br, foi liberado neste período de pandemia sem a necessidade de cadastro. Por esse endereço eletrônico o consumidor pode providenciar a segunda via da conta e consultar débitos.

Daae firma convênio para plantio de mais de 14 mil mudas em área rural da cidade

Plantio será em áreas que somam mais de 5 hectares, em parceria com SOS Mata Atlântica, Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental e Consórcio PCJ em novas ações de preservação e recuperação do manancial de captação de água da cidade.

Dando continuidade ao cronograma do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está organizando novos plantios a serem feitos.

Com grande repercussão e aceitação entre os proprietários rurais da região, o PRAD já tem assinado termos de adesão de propriedades cujas áreas a serem recuperadas somam mais de 56 mil m² (5,6 hectares), com o plantio de mais de 14 mil mudas de árvores.

Esse programa visa garantir água para as futuras gerações e proporcionar aos proprietários rurais a recuperação e a preservação dessas áreas em suas propriedades, beneficiando a disponibilidade hídrica e adequando as propriedades às exigências da legislação.

Outras reuniões com os proprietários estão planejadas para acontecer nas próximas semanas para acelerar o andamento do projeto, com objetivo de dar início ao plantio dessa primeira etapa já no início da época de chuvas que se aproxima.

Esse novo plantio será realizado pelas entidades SOS Mata Atlântica e Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental, por meio de convênio firmado com o DAAE, responsável pelo monitoramento dos mananciais de captação de água de Rio Claro para o tratamento e distribuição para a população, e o Consórcio PCJ.

Nessa primeira fase do programa, o objetivo é a recuperação das áreas de proteção permanente (APP’s) localizadas às margens do Rio Corumbataí, desde a unidade de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), na Avenida Brasil, entre o Distrito Industrial e o Distrito de Ajapi, até a divisa com Corumbataí, próximo ao Distrito de Ferraz, totalizando em todas as etapas, o plantio de mais de 76 mil mudas de espécies nativas para recuperação florestal das matas ciliares ao longo desse manancial.

Já a segunda fase do programa prevê a recuperação das matas ciliares desde a unidade de captação de água da ETA 1, no Ribeirão Claro, próxima da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), até a rodovia Rio Claro-Araras.

As fases seguintes destinam-se à recuperação do restante das APP’s ao longo dos principais mananciais de captação, sendo integrado ao Projeto Nascentes Rio Claro, desenvolvido pelo DAAE desde 2017, com a recuperação de 10 nascentes por ano, com a participação de alunos da rede pública e privada municipal, no plantio das mudas e ainda recebem orientação e educação ambiental voltada ao uso sustentável de água e preservação dos mananciais e do meio ambiente.

O mapeamento e quantificação das áreas degradadas foram feitos pela Equipe de Engenharia e Meio Ambiente do DAAE, com uso das mais modernas tecnologias de geoprocessamento.

Essa ferramenta foi introduzida na autarquia com a implantação do Sistema de Cadastro Técnico de Redes Georreferenciado e de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, integrado ao sistema comercial e de atendimento, que permite também o cálculo de vazões e pressões na rede com base nos dados de leitura e demanda de água de cada um dos usuários.

O acompanhamento do plantio e manutenção da recuperação florestal serão feitos por monitoramento de imagens de satélite, fotografias e filmagem georreferenciadas das atividades que serão realizadas em cada uma das propriedades, através de drones da Defesa Civil de Rio Claro.

Essa atualização tecnológica do DAAE torna possível a obtenção de um alto grau de qualidade no monitoramento operacional das redes hidráulicas e das condições dos mananciais da captação. Os mais de 60 pontos de monitoramento da qualidade da água dos rios monitorados pelo DAAE já estão lançados no Cadastro Georreferenciado da autarquia, proporcionando uma análise muito mais apurada das condições dos corpos d’água, inclusive para a identificação de lançamentos clandestinos de esgotos e outros poluentes, que serão automaticamente informados aos órgãos ambientais de fiscalização e controle, como CETESB, Vigilância Sanitária e Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, como determina a legislação, para suas providências.

Os trabalhos também terão apoio logístico das secretarias municipais do Meio Ambiente, Agricultura, Governo e Mobilidade Urbana.

Daae diminui captação de água bruta no Ribeirão Claro

Ação vai diminuir a pressão para prolongar fornecimento de água aos bairros abastecidos pela ETA 1, que devem fazer uso racional e responsável da água, priorizando alimentação e higiene pessoal.

Com o nível do Ribeirão Claro mais baixo do que o esperado para essa do ano, ainda em estiagem, o Daae reduziu, nessa quinta-feira (8), o volume de captação de água bruta que vai para a Estação de Tratamento de Água (ETA 1).

Segundo a autarquia, o nível do rio segue abaixando de maneira alarmante e essa manobra vai reduzir a pressão no fornecimento de água para os bairros abastecidos pela ETA 1 e é realizada para que o volume de água tratada dure mais tempo, proporcional com a quantidade de água captada, tratada e distribuída no momento.

“Temos que fazer essa manobra para que a água chegue em todos os bairros abastecidos pela ETA 1. É melhor que chegue água com menos pressão do que eventualmente faltar em alguns bairros”, explica o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

A ETA 1 é responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. O Daae lembra que é momento de pandemia e, por isso, pede que o uso da água seja voltado para alimentação e higiene pessoal, essencial e indispensável como forma de evitar a infecção pelo novo coronavírus.

Os bairros abastecidos pela ETA 1 são compostos pelas regiões sul, leste e central: Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Jd. Inocoop, Jd. Mirassol, Jd. Novo, Jd. Anhanguera, Jd. Kennedy, Jd. Donângela, Jd. Conduta, Jd. do Trevo, Jd. Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antonio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, Olímpico, Porto Fino e bairros próximos.

“Com o alarmante nível baixo do Ribeirão Claro, causado pela estiagem, estamos consumindo mais água do que captando. Precisamos da ajuda da população, principalmente dos moradores dos bairros abastecidos pela ETA 1, para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo e possamos manter o abastecimento integralmente em toda a cidade”, acrescenta o superintendente da autarquia, ressaltando que as esporádicas chuvas neste mês não foram suficientes para regularizar a vazão do Ribeirão Claro.

De acordo com a Defesa Civil, a última chuva considerada volumosa foi no dia 20 de agosto, quando choveu 28 milímetros. Por isso, o Daae orienta que os munícipes deem prioridade para alimentação e higiene pessoal apenas.

A ETA 2, que abastece 60% do município, tem a água captada no rio Corumbataí. Embora a situação esteja menos crítica nesse manancial, a autarquia reforça que o uso racional da água deve se tornar um hábito de todos, para garantir o abastecimento para todos, sem desperdícios.

A autarquia recomenda que os munícipes sempre fechem a torneira quando forem lavar a louça, fazer a barba, lavar as mãos e escovar os dentes. Evitar banhos demorados e, ao ensaboar, fechar a torneira. Também observar se não há vazamentos em torneiras ou nas descargas dos banheiros. Nesse momento, o Daae pede para que não lavem as calçadas e sim, que utilizem apenas vassoura na limpeza.

Outra dica é reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar o quintal e não usar mangueiras e sim, regadores, principalmente para aguar as plantas.

Daae terá plantão telefônico durante feriado de Nossa Senhora Aparecida

Com o feriado da próxima segunda-feira (12), o atendimento será feito por plantão telefônico 24 horas, na linha 0800-505-5200, que atende telefones fixos e celulares.

O expediente no Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro terá alterações na segunda-feira (12), feriado nacional, quando é celebrada o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Assim como nos demais feriados e finais de semana, o Daae terá atendimento telefônico 24 horas para assuntos relacionados à distribuição de água, solicitação de serviços e agendamento de atendimento pelo telefone 0800-505-5200, que também atende chamadas via celular.

Os demais serviços, como reparos emergenciais, captação, tratamento e abastecimento de água seguem sendo realizados de maneira ininterrupta pela equipe do Daae, todos os dias da semana.

O atendimento presencial está sendo feito apenas mediante agendamento telefônico, também no número 0800-505-5200 e retorna na terça-feira (13), às 9 horas. Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda à sexta, das 9 às 15 horas e foi adotado temporariamente para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

O acesso ao site do Daae, no endereço www.daaerioclaro.sp.gov.br,foi liberado neste período de pandemia sem a necessidade de cadastro. Por esse endereço eletrônico o consumidor pode providenciar a segunda via da conta e consultar débitos.

Com nível baixo do Ribeirão Claro, Daae orienta uso racional da água

Autarquia pede uso responsável da água. A orientação é para que se dê prioridade para alimentação e higiene pessoal.

Ainda no período de estiagem, o nível dos rios diminui drasticamente em diversas cidades do estado de São Paulo. A situação também acontece em Rio Claro, com o Ribeirão Claro, que está abaixo do esperado para essa época do ano e por isso, o Daae pede para que a população faça o uso racional da água.

A autarquia lembra que é momento de pandemia e, por isso, orienta para que se priorize a alimentação e higiene pessoal, essencial e indispensável como forma de evitar a infecção pelo novo coronavírus.

A água bruta do Ribeirão Claro é captada pelo Daae para a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Os outros 60% é feito pela ETA 2, com água bruta captada no rio Corumbataí, que também está com nível baixo, mas ainda dentro do esperado, porém, a autarquia reforça que o uso racional da água deve se tornar um hábito em toda a cidade para evitar desperdícios e principalmente o racionamento, adotado nas últimas semanas em diversas cidades da região.

“Quanto mais se consome, mais é preciso captar água dos mananciais que estão baixos. Por isso, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de uso responsável da água em suas casas”, orienta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

A autarquia recomenda que os munícipes sempre fechem a torneira quando forem lavar a louça, fazer a barba, lavar as mãos e escovar os dentes. Evitar banhos demorados e, ao ensaboar, fechar a torneira. Também observar se não há vazamentos em torneiras ou nas descargas dos banheiros. Evitar lavar calçadas e utilizar vassoura na limpeza.

Evitar utilizar a água para lazer, lavar carros e encher piscinas com frequência e com grande quantidade de água. Reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar o quintal e não usar mangueiras e sim, regadores, principalmente para aguar as plantas.

Daae faz reparo emergencial em rede de abastecimento no bairro Benjamin de Castro

Serviço deve ser concluído até a manhã dessa segunda-feira(5) e abastecimento normalizado à tarde.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo reparo emergencial na rede que se rompeu na Avenida Ápia, entre as ruas 6 e 7, no bairro Benjamin de Castro, na manhã dessa segunda-feira (5).

Para realizar o serviço, foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água no local, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Jardim Paulista 1 e condomínios próximos, Jardim das Palmeiras, Jardim Brasília, Jardim Esmeralda, Benjamin de Castro, Guanabara, Terra Nova, Jardim das Nações 1 e 2, Nova Rio Claro, Chácara Lusa, Diário Ville, Nova Veneza e condomínios localizados na Estrada dos Costas, que são abastecidos por essa rede.

A previsão para conclusão dos trabalhos é para o final da manhã desta segunda-feira (5) e o abastecimento nos bairros deve ser normalizado durante a tarde. Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água. A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção, os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água quando usada racionalmente, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Assim que retomado o abastecimento, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende ligações de telefone fixo e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, acaba ocasionando a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.