Prefeito Juninho assina convênio com Claretiano Faculdade para parceria no hospital do Cervezão

Hospital terá centro cirúrgico para cirurgias de baixa e média complexidade.

O prefeito João Teixeira Junior assinou na terça-feira (24) convênio com o Claretiano Faculdade para a implantação de um novo hospital em Rio Claro. O centro hospitalar do Cervezão contará com 41 leitos e será implantado onde atualmente funciona o hospital de campanha.

“Estamos concretizando um antigo sonho do rio-clarense e nossa cidade terá o hospital do Cervezão para atender a comunidade, principalmente os que mais precisam”, destaca o prefeito Juninho.

Com a parceria, o Claretiano irá investir na reforma e adequações do prédio, que será ampliado. Assim a faculdade passará a contar com mais um local para a realização de estágios dos alunos do curso de Medicina. “O nosso agradecimento ao Claretiano pelo apoio mais uma vez”, frisou Juninho, lembrando que o curso de medicina foi implantado no início da atual administração, que agora chega ao fim com mais esta conquista alcançada em parceria com o Claretiano. “Quatro unidades de saúde foram reformadas e ampliadas por meio desta parceria que só traz benefícios para a comunidade, já que, além das melhorias físicas, há também o atendimento humanizado que desde cedo é ensinado ao futuro médico”, conclui Juninho.

“Agradecemos por estes quatro anos caminhando juntos, nos quais várias realizações puderam ser alcançadas por meio desta parceria”, destacou o padre Luiz Botteon, reitor do Claretiano Faculdade.

No hospital do Cervezão será implantado centro cirúrgico para cirurgias de baixa e média complexidade. “Essas cirurgias representam hoje cerca de 80% da demanda municipal”, informa Maurício Monteiro, secretário de Saúde. Além disso, o hospital contará com aparelho de tomografia e ultrassom, além de retaguarda de leitos de unidade de terapia intensiva. O pronto atendimento será mantido e funcionará como porta de urgência para os atendimentos no hospital. “A otimização dos recursos públicos possibilitou mais essa conquista, que visa melhorar o atendimento à comunidade”, acrescenta Maurício.

Também participaram da reunião em que foi assinado o convênio o médico Jair Verginio Junior, diretor da Secretaria de Saúde; Osvaldo Celotti, pró-reitor administrativo do Claretiano; e Leandro Pauletti, pró-reitor acadêmico.

Burun Estetigi Fiyatlari Liposuction fiyatlari Lazer Epilasyon Fiyatlari Penis Buyutme ameliyat Dovme Sildirme Ankara

Rio Claro tem 39 novos casos de Covid

Dezoito pessoas estão hospitalizadas, sendo quatro em UTI.

Rio Claro tem 39 novos casos de coronavírus. A informação consta em boletim divulgado na terça-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde. O município permanece com 149 mortes provocadas pela Covid-19.

Com os casos registrados nas últimas 24 horas, o total de casos positivos é 5.328. O número de pessoas internadas é 18, sendo dez em leitos públicos e oito em leitos particulares. Deste total, quatro pessoas estão em unidades de terapia intensiva. Até o momento, 5.080 pessoas se recuperaram da Covid-19 em Rio Claro.

Daae explica cálculo em faturas feito conforme determinação da Ares-PCJ

De abril a outubro, autarquia deixou de fazer a leitura dos hidrômetros em imóveis não padronizados, cobrando apenas a média do consumo. Com o retorno das leituras, em alguns casos, o consumo está maior do que a média que estava sendo cobrada.

Com o objetivo de resguardar a saúde tanto dos leituristas como a dos consumidores como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus, de abril a outubro desse ano o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, seguindo determinação da resolução nº 345 da Agência Reguladora Ares-PCJ, deixou de fazer a leitura dos hidrômetros em imóveis não padronizados, ou seja, naqueles que, para serem realizadas as leituras, é necessário entrar nos imóveis.

Desse modo, também seguindo a resolução da Ares-PCJ datada do dia 23 de março de 2020, o Daae cobrou, nesses meses, apenas a média do consumo, o que em alguns casos, foi menor do que o consumo real, dando a falsa impressão de que o consumidor estava economizando tanto no consumo, quanto na fatura. Com o retorno das leituras, em alguns casos, o consumo está maior do que a média que estava sendo cobrada.

O Daae ressalta que nos casos em que foram faturados o consumo menor, os usuários terão a diferença de consumo debitada em conta, onde o número mínimo de parcelas deverá ser igual ao número de meses em que o faturamento foi efetuado pela média.

Nos casos em que foram faturados o consumo maior, terão a diferença de consumo creditada em conta, onde o número mínimo de parcelas deverá ser igual ao número de meses em que o faturamento foi efetuado pela média. E nos casos em que houve grande acúmulo de consumo, o Daae está comunicando o usuário e realizando agendamento para atendimento.

Nesses casos, o Daae orienta que o único meio para resolver qualquer problema relacionado com as faturas e/ou negociar o número de parcelas a debitar, é procurando a autarquia, através da sua Central de Atendimento, pelo número 0800-505-5200, que atende chamadas de telefones fixos e celulares 24 horas, todos os dias da semana.

“Esses procedimentos adotados pelo Daae também estão seguindo determinações da Ares-PCJ”, ressalta o superintendente da autarquia, Paulo Roberto Bortolotti.

Todos os atendimentos estão sendo feitos somente por agendamento. Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda à sexta, das 9 às 15 horas e foi adotado para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

As leituras voltaram a ser feitas quando Rio Claro passou, em outubro, para a fase verde da flexibilização da quarentena relativa à pandemia.

O Daae ressalta que o serviço está sendo feito obedecendo todas as medidas de prevenção e os protocolos sanitários, que continuam extremamente importantes e devem ser seguidos e respeitados por toda a população, como o uso de máscara, higienizar frequentemente as mãos com sabonete ou álcool em gel, manter o distanciamento social e sempre que possível, ficar em casa.

Decreto de Juninho regulariza ambulantes no Jardim Público

Ambulantes destacam que medida traz tranquilidade ao trabalho que realizam.

Decreto assinado na manhã desta terça-feira (24) pelo prefeito João Teixeira Junior concede permissão de uso de área pública para 24 ambulantes em Rio Claro. “Agora podemos trabalhar com tranquilidade, de cabeça erguida”, afirma Mércia Aparecida Bonatti, que há 30 anos trabalha como ambulante no Jardim Público.

Além dela, outras 23 pessoas passam a ter a situação de trabalho regularizada na instalação de suas barracas no Jardim Público, localizado na região central e principal praça pública da cidade.

“Sempre apoiamos as atividades comerciais, pois sabemos que geram empregos e renda, e dão sustento para muitas famílias”, afirmou o prefeito Juninho ao assinar o decreto, acompanhado do secretário municipal de Governo, Ricardo Gobbi e Silva e de Flávio Luciano Bíscaro, do setor de fiscalização.

Márcio Tadeu Bonatti, que há mais de 20 anos trabalha como ambulante, agradeceu ao prefeito pela atenção e destacou que criou o filho com o trabalho que desenvolve no Jardim Público.

O prefeito Juninho lembrou que já assinou decreto estabelecendo horário ampliado para o funcionamento do comércio no período natalino e lembrou que a pandemia exigiu sacrifícios de todos.

O decreto que estabeleceu a ampliação no horário de funcionamento do comércio de Rio Claro no período de 04 a 24 de dezembro foi publicado no dia 13. Os horários serão diferenciados de acordo com o dia da semana: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas; aos sábados, das 9 às 18 horas; e aos domingos, das 10 às 16 horas. O decreto também estabelece que o shopping center e o boulevard estarão autorizados a funcionar das 9 às 23 horas.

Lâmpadas de led melhoram iluminação pública em bairros de Rio Claro

Iniciativa da prefeitura também gera economia aos cofres públicos.

Quem transita à noite pelo Jardim Paulista 1, em Rio Claro, percebe a diferença. As ruas e avenidas estão mais iluminadas e seguras devido à substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de led. O trabalho da prefeitura no bairro foi concluído e outros seis estão recebendo a melhoria. “Já levamos a iluminação pública com led a grandes espaços públicos como o Jardim do Centro e o Lago Azul, agora estamos intensificando essa iniciativa em bairros e locais movimentados”, comenta o prefeito João Teixeira Junior. “Mais iluminação significa mais segurança, inclusive para motoristas que dirigem à noite”, acrescenta.

Na fase inicial do trabalho as substituições foram feitas nas vias principais do Jardim Inocoop, Chácara Lusa, Jardim Paulista 1, Vila Anhanguera, Nova Veneza, Benjamin de Castro e Residencial dos Bosques. Agora o serviço está sendo realizado nas demais vias públicas desses bairros.

A substituição envolve 600 lâmpadas e é feita em parceria com a construtora ForCasa. Estão sendo retiradas lâmpadas de sódio de 70 watts e 250 watts e colocadas lâmpadas equivalentes a 60 watts e 120 watts de led, que têm maior fluxo luminoso e, por isso, iluminam mais. De acordo com estimativas da prefeitura, a economia é de 40% no consumo de energia, outra importante vantagem das lâmpadas de led.

“Desde o início de nossa administração trabalhamos pela eficiência energética e pela economia dos recursos públicos, sempre buscando alternativas mais econômicas, e o uso das lâmpadas de led são um avanço importante nessas duas frentes”, acrescenta o prefeito Juninho.

Serviços de saúde na Av. 2 terão alterações para reforma de prédio

Dispensário de medicamentos de alto custo continua atendendo normalmente.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou para esta terça-feira (24) o início da reforma estrutural na cobertura de prédio na Avenida 2, entre as ruas 3 e 4, onde funcionam vários serviços municipais de saúde. O prédio, localizado na região central de Rio Claro e que há anos sofre com infiltrações, terá obras no telhado para solucionar o problema. Atualmente funcionam no local dispensário de medicamentos de alto custo, coordenação da rede de atenção básica, Vigilância Sanitária e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

“Estamos solucionando um problema de anos, dando aos servidores públicos melhores condições de trabalho e de atendimento à população”, observa o prefeito João Teixeira Junior.

A reforma inclui a substituição de telhas e de calhas de todo o prédio. Serão instaladas telhas termo acústicas, que são mais leves e apropriadas para a estrutura do prédio. “Com isso o prédio terá melhores condições de drenagem das águas das chuvas, o que irá eliminar os problemas de infiltrações”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

Por conta das obras, haverá alterações no atendimento ao público a partir desta terça-feira (24) na Vigilância Sanitária, Sesmt e coordenação de atenção básica. “Isso é necessário para garantir a segurança dos colaboradores e também da comunidade”, ressalta o secretário Maurício.

Os documentos direcionados à Visa deverão ser protocolados no dispensário de medicamentos de alto custo, onde haverá funcionário para receber os papéis. No caso do Sesmt, os atendimentos serão realizados no Departamento Municipal de Saúde Ocupacional, que funciona na Avenida 40, 737, Vila Operária. A equipe de coordenação de atenção básica estará instalada em unidades de saúde.

Rio Claro registra óbito por coronavírus

Município tem total de 149 óbitos provocados pela Covid-19.

Rio Claro teve um óbito por coronavírus confirmado em boletim divulgado na segunda-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde. A vítima é um homem que estava hospitalizado e faleceu em decorrência da Covid-19.

O boletim também aponta 20 novos casos positivos de coronavírus, com total de 5.289 casos desde o início da pandemia.  Dos novos casos, uma pessoa tem de 10 a 20 anos, 11 de 21 a 40 anos, seis de 41 a 60 anos, uma de 61 a 80 anos e uma pessoa tem mais de 81 anos.

O número de internados é 13, sendo sete na rede pública e seis na rede privada. Deste total, quatro estão em unidades de terapia intensiva. Até o momento, em Rio Claro, 5.064 pessoas se recuperaram da doença. 

Daae faz reparo emergencial em adutora próximo ao reservatório da Avenida 40

Serviço deve ser concluído até o final da manhã desta segunda-feira (23), e abastecimento normalizado à tarde. Uso responsável da água se faz necessário nesse período.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo na manhã dessa segunda-feira (23), reparo emergencial em rede de abastecimento de 200 milímetros que se rompeu na Avenida Perimetral, na Avenida 40, com a Rua 12, no bairro BNH, próximo ao reservatório de água.

Para realizar o serviço, foi necessário interditar o trânsito na via, no sentido centro-bairro. A orientação é para que o munícipe redobre a atenção e os cuidados e evite transitar nas proximidades, procurando rotas alternativas.

O Daae também chama a atenção dos condutores para observarem a via, principalmente em dias como hoje, sem chuva. Se o trecho estiver molhado ou com poças, é um indicativo de que pode ter havido rompimento de rede no local. Nesses casos, o munícipe não deve passar pelo trecho para evitar riscos de acidentes.

É importante notificar o Daae, através da Central de Atendimento, no telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares. Dessa forma, o Daae fica sabendo do ocorrido o quanto antes e envia imediatamente uma equipe para realizar o reparo.

Também foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Parque Universitário, Wenzel, BNH, Alto do Santana, Santana, Vila Elizabeth, Vila Olinda e outros bairros próximos.

A previsão para conclusão dos trabalhos é para até o final da manhã dessa segunda-feira (23) e o abastecimento nos bairros vai ser retomado gradativamente logo após o término do reparo na rede de abastecimento, durante o período da tarde.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água. A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente nos bairros, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, acaba ocasionando a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.–

Rio Claro tem um novo caso de coronavírus

Onze pessoas estão hospitalizadas, sendo duas em UTI.

Boletim divulgado neste domingo (22) pela Secretaria de Saúde de Rio Claro registra um novo caso de coronavírus no município. Com isso, o município chega a 5.269 casos de Covid-19. Rio Claro permanece com 148 mortes decorrentes da doença e não há óbito em investigação.

O número de pacientes internados é 11, sendo que deste total dois estão em UTI. Sete pacientes estão em leitos públicos e quatro em leitos particulares.Até agora, em Rio Claro,5.054 pessoas se recuperaram da doença.

Rio Claro registra quatro casos de coronavírus nas últimas 24h

Número de hospitalizados é 13, sendo que três pacientes estão em UTI.

Rio Claro registrou quatro novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, conforme boletim divulgado neste sábado (21). O município totaliza 5.268 casos, com 5.044 pacientes recuperados e 148 óbitos.

O município de Rio Claro tem 68 pacientes em isolamento domiciliar e 13 hospitalizados, sendo seis em leitos públicos e sete em leitos particulares. Dos 13 internados, três estão em unidades de terapia intensiva.