Rio Claro tem 4.726 casos de infecção pelo coronavírus

Município mantém o número de 135 óbitos pela Covid-19.

Boletim desta segunda-feira (28) da Secretaria Municipal de Saúde aponta mais 14 casos de coronavírus em Rio Claro, que chega a 4.726 registros da Covid-19 no município. Até agora são 135 óbitos e neste momento não há mortes em investigação.

Trinta e uma pessoasestão hospitalizadas. No Sistema Único de Saúde (SUS) são nove em enfermaria e 12 em unidades de terapia intensiva (UTI). Na rede particular, são oito em enfermaria e duas em UTI.

Até agora 4.572 pessoas se recuperaram da Covid-19 em Rio Claro.

Rio Claro tem mais dois casos de coronavírus

O número de pacientes internados se manteve em 26.

Rio Claro registrou mais dois casos de coronavírus no boletim divulgado no final da tarde deste domingo (27) pela Secretaria Municipal de Saúde.
O total de casos chegou a 4.712 e o de pacientes recuperados a 4.558.
O número de óbitos se mantém em 135 e o de hospitalizados também não se alterou. São 26 pacientes, sendo 20 em leitos da rede pública e seis em leitos particulares.

Rio Claro registra mais 26 casos de coronavírus

Município tem 26 pacientes hospitalizados.

Boletim divulgado no final da tarde deste sábado (26) pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde registra um total de 4.710 casos de coronavírus. Vinte e seis casos são das últimas 24 horas. O número de óbitos se mantém em 135.
Rio Claro tem 4.556 pacientes recuperados e 26 hospitalizados, sendo 20 em leitos da rede pública e seis em leitos particulares.

Daae faz reparo emergencial em rede de abastecimento no Bairro do Estádio

Abastecimento deve ser normalizado na tarde deste sábado (26). Uso responsável da água na região se faz necessário no período.


O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo, na manhã deste sábado (26 setembro), reparo emergencial em rede de abastecimento que se rompeu nas ruas 14 e 15, esquina da Avenida 29, no Bairro do Estádio.

O Daae orienta que os munícipes redobrem a atenção e os cuidados ao transitar nas proximidades para diminuir riscos de eventuais acidentes.

A previsão inicial para conclusão dos trabalhos é até o final da manhã deste sábado (26) e o abastecimento nos bairros deve ser normalizado gradativamente no período da tarde.

Para realizar o serviço, foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Bairro do Estádio, Jd. Kennedy, Jd. Anhanguera, Jd. Inocoop, Jardim das Palmeiras, condomínios localizados na Estrada dos Costas e bairros próximos.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água. A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Assim que retomado o abastecimento, serão realizadas descargas na rede ,mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende ligações de telefone fixo e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, acaba ocasionando a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.
O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

Rio Claro tem23 novos casos de coronavírus em 24 horas

Número de óbitos permanece em 135Vinte e seis pessoas estão hospitalizadas.

Mais 23 casos de infecção pelo coronavírus foram registrados em Rio Claro nas últimas 24 horas e o município agora tem 4.684 confirmações da Covid-19. Não houve óbitos decorrente da doença nesse período e o número permanece em 135.

Uma morte está sob investigação. As informações estão no boletim da Secretaria Municipal de Saúde desta sexta-feira (25), que ainda aponta 4.532 recuperados da Covid-19 em Rio Claro.

Vinte e seis pessoas estão hospitalizadas. No Sistema Único de Saúde (SUS) são sete em enfermaria e nove em unidades de terapia intensiva (UTI). Na rede particular, são nove em enfermaria e uma em UTI.

Motoristas devem ficar atentos à nova lombada na Avenida Paulista

Dispositivo está sendo implantado na altura da Rua 3.

Alteração em trecho movimentado da Avenida Paulista, no Jardim Portugal, em Rio Claro. Na altura da Rua 3 a via está recebendo lombada e a orientação é para que os motoristas redobrem os cuidados ao transitarem pelo local.

O objetivo é tornar o tráfego no trecho mais seguro. Além de lombada, o ponto está recebendo sinalização de solo. A definição dos locais para instalação das lombadas segue critérios técnicos .Para que os objetivos das ações para controle e organização do tráfego sejam plenamente atingidos é necessária a colaboração de motoristas e pedestres. Obedecer as leis e sinalização é atitude fundamental para garantir maior segurança no trânsito.

Horários são ampliados em cinco linhas do transporte coletivo de Rio Claro

Todos os horários dos ônibus podem ser consultados no endereço eletrônico rapidosp.com.br/horarios/.

Cinco linhas do sistema de transporte coletivo de Rio Claro terão acréscimos de viagens a partir de segunda-feira (28). Todos os horários dos ônibus coletivos podem ser consultados no endereço eletrônico rapidosp.com.br/horarios/. Também é possível ter acesso aos itinerários na sede da empresa, na Rua 1 entre as avenidas 1 e 3, em frente ao terminal de ônibus circulares.

Haverá ampliação de horários na linha 7 (Circular 1), que terá carro circulando às 5h25 saindo do bairro Boa Vista para a estação; linha 8 (Circular 2), com carro saindo às 5h35 do bairro Boa Vista para a estação; linha 11, com carro saindo às 5h40 da Vila Olinda para a estação; linha 18, com carro saindo às 6h55 de Ajapi para a estação e às 17 horas da estação para Ajapi; e linha 19, com carro saindo às 5h10 do bairro São Miguel para a estação.

Os usuários do transporte coletivo podem dar sugestões e fazer observações diretamente no departamento de Mobilidade Urbana e Sistema Viário pelo telefone 3522-1919 e pelo e-mail trasporte@prefeiturarc.sp.gov.br.

Artistas devem preencher cadastro estadual para auxílio emergencial

Lei Aldir Blanc definiu que os governos estaduais são responsáveis pela distribuição dos recursos aos artistas.

Artistas de Rio Claro devem ficar atentos. O cadastramento para auxílio financeiro na área de cultura não está sendo feito pela prefeitura, conforme ficou determinado pela lei federal Aldir Blanc, e sim pelo governo do Estado São Paulo, que já lançou cadastro para renda emergencial aos trabalhadores da Cultura. Os interessados devem acessar https://dadosculturais.sp.gov.br/Publico/Login

O governo estadual também lançou outros editais referentes à Lei Aldir Blanc que os trabalhadores do setor cultural e representantes de espaços culturais podem aderir pelo link https://dadosculturais.sp.gov.br/publico

A prefeitura de Rio Claro, por sua vez, já fez cadastramento voltado apenas às instituições culturais que se enquadram nos critérios federais e têm interesse em receber o auxílio. O município está realizando os procedimentos estabelecidos na Lei Aldir Blanc e em breve divulgará novas etapas desse processo.

Artistas de Rio Claro também podem fazer inscrição até a próxima segunda-feira (28) no programa do governo estadual #JuntosPelaCultura2020, dirigido a quem quer concorrer nas quatro chamadas públicas relativas à viola caipira, ao concurso de piano Guiomar Novaes, ao concurso de batalhas de rima de São Paulo e ao festival de circo online de São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico amigosdaarte.org.br/juntos2020/.

Cruzamento da Rua 14 com Av 14 tem faixa de trânsito reduzida nesta 6ª-feira

No local estão sendo instalados semáforos. Motoristas devem redobrar atenção.

Os motoristas que transitarem pelo cruzamento da Rua 14 com Avenida 14, no bairro Alto de Santana, devem redobrar atenção. O trecho está com trânsito liberado, mas com redução de faixa nesta sexta-feira (25) devido a obra de instalação de semáforos. A orientação é para que, quem puder, utilizar rotas alternativas principalmente nos horários de pico.

Três conjuntos de semáforos estão sendo implantados. Os equipamentos farão o controle do tráfego no cruzamento em substituição à rotatória existente no local, que será removida. A previsão é de que a retirada da rotatória e a ativação dos semáforos sejam feitos na semana que vem, o que exigirá atenção redobrada dos condutores devido a nova dinâmica do trânsito no local.

A alteração está sendo realizada após estudos técnicos. O cruzamento da Rua 14 com Avenida 14 é atualmente o ponto com maior quantidade de acidentes de trânsito em Rio Claro. A rotatória que será removida não atende mais às necessidades do tráfego naquela área.

Rio Claro tem 1.155 casos de dengue

Aproximação do período de chuvas exige atenção redobrada da comunidade na eliminação de criadouros.

Um caso de dengue foi registrado ao longo da semana em Rio Claro. Com isso, o município soma 1.155 confirmações da doença neste ano em que, até o momento, não há registros de zika vírus, chikungunya e febre amarela, doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti. Mesmo com a desaceleração no ritmo dos casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para redobrar os cuidados no combate ao mosquito transmissor, principalmente porque em breve tem início o período de chuvas.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem. O acúmulo de lixo e materiais inservíveis favorece a proliferação do Aedes e os terrenos baldios e vias públicas também precisam estar sempre limpos. A comunidade deve descartar corretamente todo material que possa acumular água e servir para a reprodução do mosquito. Os rio-clarenses contam com coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, sete ecopontos, coleta seletiva de lixo e serviço mensal de cata bagulho.

Algumas ações da comunidade são fundamentais no combate ao mosquito transmissor da dengue, entre elas colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão.

As ações preventivas continuam sendo realizadas em toda a cidade. O trabalho preventivo inclui visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos.